Plano de Modernização e Desenvolvimento Institucional do INSS de Angola

Num cenário de reconstrução nacional, a DGM foi responsável pela implementação de grandes Projectos e Programas com objectivo de desenvolver o Instituto Nacional de Segurança Social do país, com foco no índice de sustentabilidade do sistema, aumento da base de contribuintes e beneficiários, melhoria dos serviços e benefícios e do atendimento à população. Neste processo foram implementadas diversas acções, com destaque para o Plano de Modernização e Desenvolvimento Institucional do INSS (PMDI).

Graças à estratégia de modernização implementada, o INSS firmou-se como um modelo a ser seguido na prestação de serviços à população, ao mesmo tempo que se elevaram os níveis de desempenho do Instituto a padrões atingidos pelas melhores instituições internacionais.

O INSS atingiu um aumento progressivo da cobertura de trabalhadores e, consequentemente, o aumento do número de pessoas protegidas pela Segurança Social. Simultaneamente, o Instituto registou também assinaláveis avanços tecnológicos, incorporou ferramentas de suporte operacional e melhorou significativamente os seus processos de gestão, com ganhos na celeridade de resposta e uma elevada melhoria na percepção da qualidade na prestação de serviços pelos colaboradores e pelos utentes.

A DGM SISTEMAS realizou:

  • Estruturação Organizacional do INSS
  • Revisão e actualização da legislação sobre o tema
  • Elaboração dos estudos actuariais e desenvolvimento dos sistemas informáticos
  • Qualificação do pessoal técnico, incluindo formação no exterior
  • Implantação das Agências de Atendimento nos mais distantes pontos do país
  • Fornecimento do parque informático e equipamentos
  • Implementação do Data Center e DisasterRecovery
  • Projecto e instalação das redes de dados e eléctrica (locais e remotos)
  • Selecção e fornecimento de funcionários
  • Formação dos quadros funcionais do cliente
  • Digitalização, indexação e tramitação dos processos de concessão de benefícios e reforma
  • Apoio operacional e suporte a todas as actividades de gestão
  • Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão
  • Criação dos canais de atendimento aos utentes
  • Campanhas de consciencialização da população sobre a importância e os benefícios da Segurança Social
  • Gestão da área informática para concessão de benefícios
  • Gestão da área informática para controlo das receitas financeiras
  • Gestão de documentos e do arquivo geral

A partir de 2011 todos os trabalhos implantados junto ao Instituto Nacional da Segurança Social foram realizados pela Angola Prev, uma empresa oriunda da cisão da DGM Sistemas, criada especificamente para actuar na área da Segurança Social.